E quando o “by the book” não funciona?

“Não consigo executar as coisas como aprendi no meu curso..”

Quem nunca se deparou com essa situação? De fato é uma situação muito comum, pois só que está na trincheira do dia a dia sabe que nem tudo o que aprendemos em cursos, ou lemos em artigos são aplicáveis na realidade da sua empresa, da forma que são escritos. E o que fazer nessa situação?

Eu consumo muito conteúdo diariamente, geralmente ligados a design, produtos digitais, experiência do cliente e etc. E é normal querermos aplicar na nossa empresa os mais diversos frameworks e metodologias que os cases mais fodas da internet utilizaram. Mas resolver problemas não se trata de uma receita de bolo. A verdade é que os cenários possuem variações infinitas, de acordo com o tipo de negócio, o objetivo atual, o segmento, o mercado. Enfim, vou colocar algumas dicas que aprendi na prática do dia a dia para você não cair nessa cilada:

1 – Não comece aprendendo por frameworks e metodologias. Entenda conceitualmente as coisas, mas treine seu cérebro a focar no problema primeiro, conhecer a fundo o problema vai munir sua criatividade e quem sabe algum framework te ajuda no desenrolar da solução;

2 – Tente conhecer o cenário como um todo. Quanto mais ampla sua visão do negócio, mais repertório você tem para improvisar;

3 – Faça o que tem que ser feito! “Ahh mas na minha empresa o processo de discovery não é o correto” …. Encontre o melhor caminho, nem sempre você vai conseguir executar o que o livro do seu guru diz. Sentar em cima do problema não vai te levar adiante. Apenas faça!

No fim do dia, sempre é mais sobre ativação de valor e menos sobre o “como” faremos isso.

Agora me conta, você já passou por isso? Compartilhe com a gente..

Pesquisar
Categorias